O ENCONTRO

Sobre o encontro

Com o tema "Histórias, narrativas e religiões", o 1º Encontro Nacional do CEHIR tem como objetivo reunir estudantes, docentes e investigadores dos mais diversos centros de ensino e pesquisa para dialogar sobre as produções acerca das relações entre os modos de crer, as práticas cotidianas, as formas de narrar o sagrado e as estratégias individuais e coletivas registradas pela produção historiográfica. Com a intenção de promover a troca de experiências da comunidade acadêmica, a programação foi pensada a partir de temáticas teóricas e metodológicas, assim como de trabalhos empíricos que têm como base a História Cultural das Religiões.

A proposta de organização do 1º Encontro do CEHIR surgiu das reuniões dos membros da linha de pesquisa "Historiografia, Religiões e Cultura", que se propõe a analisar as representações e práticas culturais de temática religiosa, localizadas em espaços e temporalidades diferenciadas. De tal modo, o evento foi estruturado por docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-graduação em História Cultural da UNICAMP, com o apoio de outras instituições, contribuindo para a circulação do evento por outros espaços de ensino a partir de 2018.

Enfatizamos que, durante a programação do evento, as temáticas serão analisadas a partir das negociações das religiões com a política, as festas, os processos migratórios, a mídia, as narrativas, as representações culturais, dentre outros aspectos importantes para a compreensão do conceito no plural. Deste modo, esperamos que, entre os dias 18 e 20 de abril de 2017, o espaço criado na Universidade Estadual de Campinas colabore com as inquietações dos docentes, pesquisadores e estudantes que participarão do evento. Ótimo encontro!!

A Comissão Organizadora


Programação